Por que o voo pode ser cancelado?
Não importa, seja a viagem de trem, avião ou ônibus o passageiro tem o direito de saber por qual motivo o voo foi cancelado.
Os principais motivos para o cancelamento de um voo são:
- Problemas técnicos da companhia aérea;
- Condições meteorológicas desfavoráveis;
- Congestionamento aéreo devido ao alto volume de circulação de aeronaves;
- Greve de colaboradores da companhia aérea;
- Conexões para outros voos;
- Overbooking;
- NO-SHOW (ocorre quando o passageiro possui as passagens de ida e de volta pela mesma companhia, mas por algum motivo deixa de comparecer ao check-in ou no embarque da ida, e por isso tem o trecho da volta cancelado também. Falta de tripulação – Problemas técnicos.
Novamente é importante ressaltar, não importa o motivo do cancelamento, a companhia aérea sempre deverá dar toda a assistência ao passageiro aéreo, em caso de voo cancelado.
CONFIRA OS DIREITOS DO PASSAGEIRO EM CASO DE VOO CANCELADO
É dever das companhias aéreas fornecer assistência aos passageiros e inicia-se do momento em que ocorreu o cancelamento, atraso ou impedimento para o embarque. A assistência pode ser com disponibilização de internet/ telefone, alimentação, acomodação e varia de acordo com o tempo de espera.
Segundo a resolução da ANAC (Agencia) a partir de 1 hora a companhia aérea deve disponibilizar acesso a telefone e internet; a partir de 2 horas: disponibilizar voucher para se alimentar no aeroporto; a partir de 4 horas: acomodação ou hospedagem e transporte. Se por ventura o passageiro estiver em sua cidade, será oferecido apenas o transporte para a residência e para o trajeto de retorno ao aeroporto.
Voo cancelado com o atraso superior a 4 horas, cancelamento de voo, deverá a companhia aérea oferecer acomodação sem custo em outro voo de escolha do passageiro que poderá ser de outra companhia.
O passageiro poderá optar pelo reembolso da passagem, caso desista da viagem.
Atrasos ou cancelamentos superiores a 4 horas em relação ao horário previsto podem ensejar indenizações.
Para tanto, é necessário sempre registrar o máximo de informações possíveis tais como confirmação de compra, todos os cartões de embarque e declaração do ocorrido emitido pela companhia aérea. E se possível alguma prova de perda de compromisso no destino ou algum outro desdobramento. Caso seu voo tenha sido cancelado por mais de 4 horas, avalie reduzir o sentimento de frustração ou reparação.