Artigos

VOO CANCELADO

voo cancelado

Por que o voo pode ser cancelado?

Não importa, seja a viagem de trem, avião ou ônibus o passageiro tem o direito de saber por qual motivo o voo foi cancelado.

Os principais motivos para o cancelamento de um voo são:

  • Problemas técnicos da companhia aérea;

  • Condições meteorológicas desfavoráveis;

  • Congestionamento aéreo devido ao alto volume de circulação de aeronaves;

  • Greve de colaboradores da companhia aérea;

  • Conexões para outros voos;

  • Overbooking;

  • NO-SHOW (ocorre quando o passageiro possui as passagens de ida e de volta pela mesma companhia, mas por algum motivo deixa de comparecer ao check-in ou no embarque da ida, e por isso tem o trecho da volta cancelado também. Falta de tripulação – Problemas técnicos.

Novamente é importante ressaltar, não importa o motivo do cancelamento, a companhia aérea sempre deverá dar toda a assistência ao passageiro aéreo, em caso de voo cancelado.

CONFIRA OS DIREITOS DO PASSAGEIRO EM CASO DE VOO CANCELADO

É dever das companhias aéreas fornecer assistência aos passageiros e inicia-se do momento em que ocorreu o cancelamento, atraso ou impedimento para o embarque. A assistência pode ser com disponibilização de internet/ telefone, alimentação, acomodação e varia de acordo com o tempo de espera.

Segundo a resolução da ANAC (Agencia) a partir de 1 hora a companhia aérea deve disponibilizar acesso a telefone e internet; a partir de 2 horas: disponibilizar voucher para se alimentar no aeroporto; a partir de 4 horas: acomodação ou hospedagem e transporte. Se por ventura o passageiro estiver em sua cidade, será oferecido apenas o transporte para a residência e para o trajeto de retorno ao aeroporto.

Voo cancelado com o atraso superior a 4 horas, cancelamento de voo, deverá a companhia aérea oferecer acomodação sem custo em outro voo de escolha do passageiro que poderá ser de outra companhia.

O passageiro poderá optar pelo reembolso da passagem, caso desista da viagem.

Atrasos ou cancelamentos superiores a 4 horas em relação ao horário previsto podem ensejar indenizações.

Para tanto, é necessário sempre registrar o máximo de informações possíveis tais como confirmação de compra, todos os cartões de embarque e declaração do ocorrido emitido pela companhia aérea. E se possível alguma prova de perda de compromisso no destino ou algum outro desdobramento. Caso seu voo tenha sido cancelado por mais de 4 horas, avalie reduzir o sentimento de frustração ou reparação.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

POSTS RECENTES

CANCELAMENTO POR NO-SHOW

CANCELAMENTO POR NO-SHOW

Entenda o que pode ser feito. Quando um passageiro deixa de comparecer ao voo de ida sem informar a companhia aérea, esta pode cancelar o

CONEXÃO PERDIDA PERDA DE CONEXÃO

CONEXÃO PERDIDA/ PERDA DE CONEXÃO

O que fazer? Com o aumento de parcerias entre companhias aéreas e novas rotas, as conexões tornaram-se muito comum. As vezes até prolongando o espaço

overbooking

EMBARQUE NEGADO – OVERBOOKING

O QUE SIGNIFICA OVERBOOKIN? Primeiro vamos ao significado do termo overbooking.  Overbooking é uma palavra inglesa que pode significar sobrevenda, excesso de reservas ou simplesmente

voo atrasado

VOO ATRASADO

POR QUE OS VOOS PODEM ATRASAR? Ainda que seja por 10 minutos, uma simples informação de atraso já causa aflição. Quando o atraso se prolonga,

voo cancelado

VOO CANCELADO

Por que o voo pode ser cancelado? Não importa, seja a viagem de trem, avião ou ônibus o passageiro tem o direito de saber por